Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

7 coisas que deve fazer em caso de incêndio na sua casa



Incêndios são um tipo de situação emergencial, que exigem uma atitude rápida e efetiva. Após o principal, que é ligar para bombeiros, confira a seguir 7 recomendações sobre o que fazer caso um incêndio aconteça.

 1) Saia de casa o quanto antes

Quando há um princípio de um incêndio, é preciso sair de casa o quanto antes. Muitas pessoas ficam presas no local, com o risco de acabarem gravemente feridas ou até de perderem a vida, por pensarem que um pequeno foco de incêndio não irá se espalhar rapidamente. Para aqueles que moram em prédios, a recomendação é sair pelas escadas e fechar todas as portas atravessadas, pois isso ajuda a retardar o avanço do fogo.

 2) Atenção com a temperatura das portas

Ao deixar a casa durante o incêndio e se deparar com qualquer porta, é importante tocar levemente na maçaneta antes de abri-la, para sentir sua temperatura. Se a mesma estiver quente, o melhor é não abrir e tentar sair de outra forma. Se a maçaneta estiver fria, por outro lado, é indicado abrir a porta devagar, mantendo sempre o corpo atrás da porta para se proteger caso haja muito calor ou pressão vindo do outro lado.

 3) Evite inalar fumaça

As pessoas que se veem presas em um ambiente com muita fumaça devem manter a respiração sempre pelo nariz, com inspirações rápidas. Se for possível, o ideal é molhar algum pedaço de pano ou tecido e utilizá-lo junto ao rosto, para proteger l nariz e a boca. Outra recomendação importante é se agachar e rastejar pelo chão na procura por uma saída, tendo em vista que o ar se mantém mais limpo próximo ao chão.

 4) Espere o resgate próximo de portas ou janelas

Quando não é possível sair do local de forma alguma, o melhor é permanecer atrás de uma porta, pois a mesma pode vir a servir como uma couraça. Outra opção é ficar ao lado de uma janela pois é onde o socorro provavelmente irá chegar. Nesse caso, o ideal é abrir a parte de cima da janela para que o calor e a fumaça possam se dissipar.

 5) Procure as lâmpadas de emergência

Para as pessoas que moram em apartamentos, alguns prédios possuem lâmpadas de incêndio, que sinalizam as saídas de emergência do local. Portanto, é recomendável procurar por essas lâmpadas e seguir pelo caminho indicado.

 6) Escute as instruções da brigada de incêndio

Geralmente, prédios residenciais possuem uma brigada de incêndio, que é um grupo de moradores ou funcionários que trabalham no condomínio, formado por pessoas treinadas para agir em casos de incêndios e prestar os primeiros socorros. Sendo assim, ao se dirigir para a saída do prédio e encontrar a brigada, é importante se atentar às orientações passadas por esse grupo.

 7) Use o extintor de incêndio

Os extintores de incêndio costumam ficar a 1,6 m do chão, presos em um suporte de parede bastante simples, sendo necessário apenas levantá-lo e puxá-lo para frente. Após ter o extintor em mãos, é preciso mantê-lo em posição vertical e girar a trava para abrir o lacre de plástico. Se o incêndio estiver acontecendo em materiais sólidos, como tecidos e locais de madeira, o jato do extintor deve ser mirado na base do fogo. Já em líquidos inflamáveis ou aparelhos elétricos, o jato deve envolver as chamas.







No Comments

Add Comment