Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

4 dicas para detectar um inadimplente



A chamada inadimplência é um problema que, caso não seja bem percebido e resolvido de uma forma decidida e até precoce, pode gerar uma situação desagradável e, por vezes, de difícil e prolongada resolução.

Os Inquilinos inadimplentes são um risco para qualquer senhorio. Muitas pessoas, por variados motivos, acabam por não cumprir as suas obrigações e colocam o proprietário da habitação numa situação complexa, deixando o mesmo sem poder usufruir do seu legítimo rendimento.

Ficam 4 dicas que podem ajudar a evitar este tipo de inquilinos indesejáveis. Se quero alugar o meu apartamento (ou casa, ou outro imóvel) a outra pessoa devo ter em consideração os seguintes pontos.

 

1- Pedir fiador

A existência de um fiador é também uma boa forma de garantir a possibilidade de retorno da renda se o inquilino não pagar. Se o inquilino recusar ou disser que não consegue arranjar fiador então estou perante um fator de risco que deve pesar na decisão de alugar ou não o meu apartamento (imóvel) a esse inquilino.

 

2- Pedir Garantia bancária

Dando a hipótese ao inquilino de, numa determinada circunstância, não conseguir arranjar um fiador, posso sempre pedir a uma garantia bancária. Um tipo garantia que pode ter ou não um determinado prazo de validade e que funciona como um género de caução (sem retenção prévia de valor). Se o inquilino também não conseguir apresentar uma garantia bancária (basicamente porque o banco não lhe avaliza os rendimentos ou a gestão bancária dos mesmos) então o meu risco de ter um inquilino inadimplente aumenta consideravelmente.

 

3- Pedir uma declaração de rendimentos

Se vou alugar uma habitação, tenho o direito de pedir algumas garantias. Como tal, posso pedir que o possível futuro inquilino apresente uma declaração de rendimentos (o seu último IRS, por exemplo) para que consiga avaliar com uma base factual que este tem a possibilidade de pagar o valor da renda. Se o inquilino se recusar a entregar a dita declaração ou a mesma apresentar um rendimento que não permitirá em condições normais o pagamento do valor acordado então o mais certo é que, mais cedo ou mais tarde, se torne inadimplente .

 

4- Estar atento a "desculpas" para o atraso no pagamento do primeiro mês e/ou da caução

Quando o inquilino desde logo apresente "razões" para o não pagamento na data combinada do valor estipulado para o início do acordo de arrendamento (por norma as primeiras mensalidades e a caução), tais como: “tive um problema familiar”; “houve um problema com a minha conta bancária mas já está resolvido”, "pensei que o prazo fosse outro" ou ainda a mais comum desculpa “esqueci-me de enviar o pagamento, mas não precisa de se preocupar”.

É um mau começo e pode ser um forte indício para esconder a possível inadimplência a surgir algum tempo depois. É importante que possa observar o estilo de vida dos meus possíveis inquilinos.

De qualquer modo, como em qualquer processo relacional ou de negócio, é fundamental que tente estabelecer uma boa relação interpessoal com o meu inquilino pois isso poderá fazer toda a diferença no modo como funcionará o cumprimento do acordo estabelecido.







No Comments

Add Comment