Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

Como impedir que um inquilino se atrase no pagamento da renda



Os atrasos nos pagamentos da renda são um dos maiores constrangimentos de quem tem o seu imóvel arrendado (e também um dos mais comuns). Saiba como impedir um inquilino de se atrasar no pagamento da renda.

 

 

Quando decide arrendar o seu imóvel, sabe que existe um vasto conjunto de aspetos a considerar, para ter a certeza de que firma contrato com uma pessoa de confiança e que irá cumprir os pagamentos de forma regular e atempada.

Ainda que muitos destes procedimentos possam e devam ser feitos antes de aceitar um inquilino – incluindo a verificação da documentação que comprova a capacidade financeira e os antecedentes, bem como a procura pelas avaliações prévias feitas sobre o inquilino ou se este está em alguma lista negra online – tal não impede que mudanças na vida deste não venham a motivar atrasos nos pagamentos da renda ou até mesmo a ausência de pagamento.

Ainda que muitas situações possam estar na base do incumprimento, incluindo uma doença, a morte de um elemento do agregado familiar ou o desemprego, uma das razões mais frequentes para os atrasos no pagamento da renda é o esquecimento.

Nesta medida, quando tem o seu imóvel arrendado, existem algumas estratégias que pode aplicar para impedir que o inquilino se atrase no pagamento da renda.

Conheça as formas de garantir que inquilino faz o pagamento atempado das suas rendas.

 

1. Crie um período de pagamento

No momento de firmar o contrato pode estipular um período de pagamento. A maioria dos contratos de arrendamento costuma definir um espaço temporal (por exemplo, entre o dia 1 e o dia 8 de cada mês) para o pagamento.

Pode falar com o seu inquilino para compreender qual a altura do mês em que recebe o seu salário e definir, de acordo com as preferências de ambos, qual o melhor período mensal para que o pagamento seja feito.

 

2. Cumpra a sua parte

Um inquilino terá maior propensão para atrasos se o seu senhorio não for, também, cumpridor das suas obrigações.

Desta forma, tente cumprir o estipulado, entregando os recibos das rendas pagas de forma regular e efetuando eventuais arranjos que sejam de sua obrigação, quando estes forem necessários.

 

3. Envie os dados para pagamento

Não é uma política comum mas pode ser uma boa forma de conseguir evitar os atrasos no pagamento das rendas.

Mensalmente, no começo do período definido para pagamento, envie um pequeno lembrete, via telefone ou email, para que o inquilino tenha à mão os dados de pagamento (NIB e valor).

Isto poderá evitar eventuais esquecimentos e evitar que existam atrasos no pagamento da renda.

 

4. Notifique eventuais atrasos

Se o seu inquilino se atrasar no pagamento da renda, antes de pensar em avançar com termos legais ou soluções contenciosas, procure notificá-lo.

Como referimos anteriormente, é possível que o atraso se deva a um simples esquecimento e que uma simples mensagem de texto, de WhatsApp ou um email possam solucionar a questão.

 

5. Estabeleça uma comunicação regular

Estar em contacto com o seu inquilino pode ser uma boa forma de ir acompanhando o estado do imóvel e de garantir que os pagamentos são feitos dentro dos prazos previstos.

Ao estabelecer uma boa relação com o seu inquilino, terá maior facilidade de o avisar, de forma calma e pacata, sobre a necessidade de fazer pagamentos atempados, sem que necessite de o confrontar de uma forma mais agressiva.

Muitas vezes, um bom relacionamento entre senhorios e inquilinos é o primeiro passo para garantir que todos os aspetos relativos ao arrendamento do imóvel correm conforme deseja.





No Comments

Add Comment